Por que devo rezar o terço?

A oração do terço, ou do rosário, é uma tradição entre os católicos. Santos e santas da Igreja, em seus escritos e ensinamentos, incansavelmente indicaram esta devoção mariana como uma prática necessária para a espiritualidade cristã. Mas, afinal, por que essa oração é tão importante? Por que rezar o terço? Antes de saber a resposta, vamos descobrir como surgiu.

A origem do santo Terço

Esta tão conhecida oração mariana foi desenvolvida por São Domingos de Gusmão em 1214. Conta-se que São Domingos elaborou o rosário como um método para ensinar a fé da Igreja Católica para aqueles que estavam afastados. O santo agrupou os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, a fim de ajudar as pessoas a conhecerem os momentos essenciais da vida de Jesus.

Tempos depois, ao refletir sobre a devoção, São João Paulo II sugeriu um novo mistério para o santo Rosário, pois ele percebeu que havia uma lacuna no diz respeito à vida pública de Cristo, desde o batismo até a paixão. O santo propôs, então, os mistérios da luz ou luminosos.

A importância do Terço

Logo que assumiu o seu pontificado, em 1978, o Papa João Paulo II manifestou sua predileção pela oração do Terço. “O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e profundidade”, discursou ele.

João Paulo II acreditava que por meio do Terço meditamos não apenas a vida de Cristo, mas os atos que compõem a vida de cada um de nós, de cada família, de cada nação, da Igreja e da humanidade, “os acontecimentos pessoais e os do próximo e, de modo particular, daqueles que mais gostamos. Assim, a simples oração do Rosário pulsa no ritmo da vida humana”, expressou o pontífice sobre por que rezar o terço.

Os santos testemunham por que rezar o Terço

Rezar o terço é muito mais do que um momento de oração. Rezar o terço é uma obra de misericórdia, pois por meio dele clamamos a Deus intercedendo por aqueles que necessitam de um socorro espiritual.

A própria Virgem Maria, numa das aparições em Fátima, Portugal, em 1917, explicou porque rezar o terço. Ela pediu aos pastorinhos que rezassem essa oração suplicando a paz para o mundo e para que os pecadores se convertam. O pedido de Nossa Senhora confirma o caráter valoroso de intercessão desta oração. Também São João Maria Vianney acreditava no Terço como uma oração poderosa.  “Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”, dizia o santo por que rezar o Terço.

Devemos rezar o Terço para alcançar a paz em nossos lares. Afirmou isso o Papa São Pio X: “Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”. E São João Paulo II manifestou: “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”.

Por meio da oração do Terço podemos também oferecer ajuda às almas do purgatório. Santo Afonso de Ligório dizia: “Se quisermos, pois, ajudar as santas almas do purgatório, procuremos rogar por elas à Santíssima Virgem em todas as nossas orações, aplicando-lhes especialmente o Santo Rosário, que lhes dá grande alívio”.

Devemos rezar o Terço para sermos abençoados nesta vida e na futura: “Felizes as pessoas que rezam bem o Santo Rosário, porque Maria Santíssima lhes obterá graças na vida, graças na hora da morte e glória no Céu”, dizia Santo Antônio Maria Claret, recordando-nos que a Virgem Maria é medianeira de todas as graças.

Com a oração do Terço demonstramos nosso amor à Virgem Maria. São Pio de Pietrelcina exortava os fiéis: “Amai Nossa Senhora e tornai-A amada. Rezai sempre o seu Rosário e divulgai-o”.

Uma oração para todos e por todos

A oração do Terço é simples e acessível a todos, expressou recentemente o Papa Francisco em uma vídeo-mensagem dirigida aos Bispo de Bispo de Gozo, Dom Mario Grech, por ocasião da inauguração dos mosaicos do Santuário da Virgem de Ta Pinu, em junho de 2017, que retratam o Terço. O Papa ainda expressou que a oração do Terço “ajuda-nos a contemplar tudo o que Deus em seu amor fez por nós e pela nossa salvação, e faz-nos perceber que nossa vida está unida à vida de Cristo”.

Enfim, as motivações para rezarmos o Terço são inúmeras. Quem reza esta oração testemunha as graças que Deus derrama em sua vida. Mas, se você ainda se questiona por que rezar o Terço, comece a rezá-lo que logo irá comprovar na tua própria vida quais são os benefícios.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *