Histórico

???????????????????????????????“Lançai as vossas redes para pescar!” (Lc 5,4). Esta é a ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo dada a São Pedro, que depois da pesca milagrosa transformou-se em: “pescador de homens!” (cf Lc 5,10) Essa passagem foi fielmente observada pelo apóstolo Papa João Paulo II, que em 1983 convoca todo batizado para uma grande pescaria. Esse empreendimento é denominado “Nova Evangelização”.

Segundo São João Paulo II a Nova Evangelização é nova em seu ardor, pois o melhor evangelizador é aquele que, no Espírito Santo, confirmou a sua vida à de Jesus Cristo, o primeiro evangelizador e assim tem o mesmo ardor de Cristo. É também nova em seus métodos porque possui metodologia atual, eficaz, criativa e pedagógica, sob a ação do Espírito criador e, por fim, é nova em sua expressão porque utiliza uma linguagem próxima das realidades culturais de hoje em dia.

Uma das formas dessa Nova Evangelização é o projeto denominado Evangelização 2000, que surgiu devido à diminuição do número de cristãos no mundo, a evasão de fiéis da Igreja Católica, ao fato de que a maioria dos leigos não sabe dar a razão da sua fé e também porque milhares de pessoas ainda não ouviram a proclamação evangélica.

Diante disso um grupo de leigos resolveu arregaçar as mangas. Sua meta é colaborar com a Igreja no Brasil. Uma das metodologias de evangelização colocadas em prática desse projeto é o Acampamento.

Na Forania de Brusque que compreende as Paróquias das cidades de Brusque, Botuverá e Guabiruba, o Movimento Campista iniciou com a participação do Pe. Carlos, Pároco de Dom Joaquim, no Acampamento em Rondonópolis (MT) em outubro de 2005. Nos anos seguintes outras pessoas começaram a participar do Acampamento no Mato Grosso e em outras cidades. Todas voltavam com o desejo de implantar o Movimento em Brusque, porém a falta de um espaço adequado e pessoas para trabalhar adiava o sonho.

Entre dificuldades, medos e situações contrárias, mas com muita vontade no coração, o 1º Acampamento Sênior da Forania de Brusque foi realizado entre os dias 16 a 20 de abril de 2008. O Acampamento ocorreu nas dependências do Sítio do Calcário em Botuverá/SC com o tema: “Acampar para seguir os passos de Jesus, caminho, verdade e vida!”. Contou com 43 campistas dispostos a servir no primeiro Acampamento Sênior juntamente com uma equipe de Rondonópolis, Iepê e Palmital.