Tudo Sobre o Cerco de Jericó

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CERCO DE JERICÓ

 

Origem

O Cerco de Jericó consiste em orações e leituras que devem ser feitas durante sete dias e sete noites consecutivas diante do Santíssimo Sacramento exposto.

A inspiração para o Cerco de Jericó surgiu no Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Jesus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu e tomar posse da terra prometida, sendo que executaram fielmente as ordens recebidas e no sétimo dia as muralhas da cidade caíram.

No dia 08 de maio de 1979 o Santo Padre João Paulo II deveria ir à Polônia, seria sua primeira visita ao seu país de origem sob o regime comunista, sendo uma visita importante e difícil.

Em novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que havia eleito o Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário deu uma ordem a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto”.

A Santíssima Virgem sabia que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria, uma vez que as autoridades recusaram o visto de entrada no país do Santo Padre, exatamente como fizeram com Paulo VI em 1966.

Sendo assim, com redobrado fervor se organizou o “assalto” de Rosários e no dia 07 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram as muralhas de Jericó e um comunicado oficial anunciou a visita do Papa a Polônia pelo período de 2 a 10 de junho.

Depois dessa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em visita apostólica.

Importância

O Cerco de Jericó é realizado durante 07 dias consecutivos, uma hora por dia, se possível, escolher um horário e fazer a oração sempre nesse horário, no intuito de manter a ordem, o comprometimento e a sintonia com Deus.

Na hora do Cerco esqueça celular ou qualquer outra coisa que possa desviar sua atenção. Leia as orações com atenção, abra seu coração e acolha a palavra de Deus.

Rezamos o Cerco de Jericó, porque somos “Adoradores de Nosso Deus”, confiamos plenamente no poder da oração, e é nessa intimidade e comunhão com Ele, que pedimos, suplicamos, agradecemos e louvamos pela sua misericórdia, justiça e graça.

Nas nossas Missões Campistas, rezamos o cerco de Jericó na intenção de cercar todo mal que possa interferir; e derrubar todas as barreiras que impedem as pessoas de terem um encontro pessoal com Deus.

O Cerco de Jericó chegou até o Brasil por meio da Irmã Zélia da Copiosa Redenção. Que junto dos pregadores e organizadores sentiram a necessidade de iniciar o cerco por encontrar dificuldades em acampamentos por falta de oração.

Realizar um acampamento sem oração é a mesma coisa que construir uma casa sobre a areia, não terá fundamento, base, suporte, logo cairá. Por isso, embasada, fundamentada no poder da oração iniciamos cada missão alicerçados e fortalecidos, firmes e preparados para enfrentar qualquer “Desafio”, obstáculo que venha ao nosso encontro.

No Cerco de Jericó existem vários tipos de orações: a oração por nós mesmos para que sejamos protegidos, amparados e conduzidos pelo Espírito Santo e assim tenhamos discernimento e sabedoria para fazer nosso trabalho da melhor forma possível segundo os planos de Deus. A oração de intercessão, onde rezamos pelos outros, pelos que estão juntos na equipe de trabalho, para que em união façamos um ótimo trabalho e pelos Neo Campistas para que tenham um ótimo e abençoado encontro com Deus. A oração de entrega, onde nos colocamos inteiramente nas mãos de Deus confiando e deixando-nos ser conduzidos. As orações de combate, onde vestimos a “Armadura de Deus” entramos em luta contra tudo aquilo que nos desvia do caminho e abrimos caminho para os Novos Campistas poderem chegar mais perto de Deus e sentir todo o seu Amor. As orações de combate são feitas em pé, porque um combatente, um soldado, de joelhos ou sentado, não consegue lutar contra seu inimigo. E assim no poder de Jesus, agindo segundo a palavra de Deus, iluminados pelo Espírito Santo, protegidos por toda Milícia Celeste, com a intercessão de todos os Santos e sob o Manto Sagrado de Nossa Senhora confiantes, fizemos as orações de Louvor e agradecimento crentes que todos os desafios, barreiras e muralhas foram quebradas, vencidos e toda felicidade e paz reine em nosso meio em nome do “Pai, do Filho e do Espírito Santo”, amém!

Cada oração tem um significado próprio e quem montou o Cerco de Jericó colocou cada uma no seu lugar com uma devida intenção, iluminado pelo Espírito Santo, por isso é uma oração que possui tanta força e poder e deve ser realizada com muita fé, devoção e respeito.

Importante lembrar que a missa é a oração maior da Igreja Católica, não existe nada que a substitua, mas a pessoa que participa da missa não está isenta de fazer o Cerco de Jericó no seu horário, ou seja, a pessoa só vai participar da missa se no horário que optou para fazer o Cerco, naquele local acontece missa, caso contrário, deve ir a missa e cumprir seu horário de Cerco.

Fazendo nossa parte com responsabilidade e consciência, rezando, participando da Eucaristia, confessando, e participando das formações e assim obedecendo, fazendo cada qual a nossa parte, sintamo-nos capacitados para a missão que nos foi confiada.

Que Deus nos Abençoe e nos Guarde.imgres

Compartilhar