Primeiro Estudo Bíblico

Primeiro Estudo Bíblico

Para que estamos no mundo?

1 tm2.4.Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Jo 14.1,3. Estamos no mundo para conhecer e amar a Deus, para fazer o bem segundo a sua vontade e um dia ir para o céu.

O que é a bíblia?

Tes. 2.13.O motivo de nosso contínuo agradecimento a Deus é este:quando ouviram a Palavra de Deus que anunciamos,vocês a acolheram não como palavra humana, mas como ela realmente é, como palavra de Deus, que age com eficácia em vocês que acreditam.

Salmo 119. 105.Tua palavra é lâmpada para os meuspés, e luz para o meu caminho.

4.4.Mas Jesus respondeu: A Escritura diz:

“Não só de pão o homen viverá, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus.

4: 20,22.“Filho meu, atenta para as minhas palavras;Inclina o teu ouvido as minhas instruções. Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração. Porque são vida para quem as encontram, e saude para todo o corpo”.

101 .Na condescendência de sua bondade, Deus, para revelar-se aos homens, fala-lhes em palavras humanas: Com efeito, as palavras de Deus, expressas por línguas humanas, fizeram-se semelhantes à linguagem humana, tal como outrora o Verbo do Pai Eterno, havendo assumido a carne da fraqueza humana, se fez semelhante aos homens”.

Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma só Palavra, seu Verbo único, no qual se expressa por inteiro:

103 Por este motivo, a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, como venera também o Corpo do Senhor. Ela não cessa de apresentar aos fiéis o Pão da vida tomado da Mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo.

135 “As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus e, por serem inspiradas, são verdadeiramente Palavra de Deus. “

136 Deus é o autor da Sagrada Escritura inspira seus autores humanos; age neles e por meio dele. Fornece assim a garantia de que seus escritos ensinem sem erro a verdade salvífica.

Por quê ler a bíblia?Josué 1, 8,Não cesses de falar deste livro da lei;antes,medite nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazersegundo tudo quanto nele esta escrito;então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Mat. 5. 18Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamaispassará da lei, até que tudo se cumpra.

Mat. 24.35. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão.

Is. 40.8 Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente.

Jo. 8. 51 Eu garanto a vocês: Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.

Jo. 14.6 Jesus respondeu: “ Eu sou  o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

Is. 55.8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vosssos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.

Para não sermos enganados. 2.Pd. 2.1,3

Houve falsos profetas no povo de Israel, e entre vocês também irão aparecer falsos mestres que trarão heresias pernisiosas; negarão o Senhor que os resgatou e atrairão sobre si repentina destruição.

Muitos seguirão suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da verdade cairá em descrédito. Levados pelo amor ao dinheiro, procurarão, com palavras enganosas, fazer de vocês objetos de negócios. Mas o julgamento contra eles, há muito já começou, e a sua destruição não vai tardar.

Estamos em um momento da História onde principalmente no Brasil a uma comercialização do evangelho.

Inclusive nós católicos temos que tomar cuidado com a onda. Porquenosdeixamosenganar?

Catecismo.

  1. Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra incessantemente seu alimento e sua força , pois nela não acolhe somente uma palavra humana, mas o que ela é realmente: a Palavra de Deus. “Com efeito, nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala”.

131 “É tão grande o poder e a eficácia encerrados na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual.” “É preciso que o acesso à Sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fiéis.”

133 A Igreja “exorta com veemência e de modo peculiar todos os fiéis cristãos… a que, pela freqüente leitura das divinas Escrituras, aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo”(Fl 3,8). “Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”.

Para que serve a bíblia? 2. Tim. 3.15,17.

Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; Ela tem o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz a salvação pela fé em Jesus Cristo.

Toda Escritura é inspirada por Deus e é util para ensinar, corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homen de Deus seja perfeito e preparado para toda boa obra.

Catecismo.

141.”A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor”: ambos alimentam e dirigem toda a vida cristã. “Tua Palavra é a lâmpada para meus pés, e luz para meu caminho” (Sl 119,105 ).

Onde a bíblia foi inspirada?

2Pd. 1.20,21.Antes de mais nada saibam disto: nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação particular, pois a profecia jamais veio por vontade humana. Pelo contrário, impelidos pelo Espírito Santo, os homens falaram como porta vozes de Deus.

Catecismo.

106 Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados.. “Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele próprio queria.”

107 Os livros inspirados ensinam a verdade. “Portanto, já que tudo o que os autores inspirados afirmam deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, deve-se professar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus em vista de nossa salvação quis fosse consignada nas Sagradas Escrituras.”

Como vamos entender a bíblia? Jo. 16. 12,15

Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisa que vão acontecer. O Espírito da verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é Meu, e o interpretará para vocês.

Catecismo.

113 2. Ler a Escritura dentro “da Tradição viva da Igreja inteira”. Com efeito, a Igreja leva em sua Tradição a memória viva da Palavra de Deus, e é o Espírito Santo que lhe dá a interpretação espiritual da Escritura (“…segundo o sentido espiritual que o Espírito dá à Igreja.

Mat.28.20Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo .(Por onde começar ler?

Jo. 14.6Jesus respondeu: “ Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim

Catecismo.

121 Antigo Testamento é uma parte indispensável da Sagrada Escritura. Seus livros são divinamente inspirados e conservam um valor permanente, pois a Antiga Aliança nunca foi revogada.

  1. A Igreja recebe e venera como inspirados os 46 livros do Antigo e os 27 livros do Novo Testamento. ( Cânon)

139 Os quatro Evangelhos ocupam um lugar central, já que Cristo Jesus é o centro deles.

124 “A Palavra de Deus, que é força de Deus para a salvação de todo crente, é apresentada e manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento.” Estes escritos fornecem-nos a verdade definitiva da Revelação divina. Seu objeto central é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, seus atos, ensinamentos, paixão e glorificação, assim como os inícios de sua Igreja sob a ação do Espírito Santo.

125 Os Evangelhos são o coração de todas as Escrituras, “uma vez que constituem o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador”.

126 Na formação dos Evangelhos podemos distinguir três etapas:

  1. A vida e o ensinamento de Jesus. A Igreja defende firmemente que os quatro Evangelhos, “cuja historicidade afirma sem hesitação, transmitem fielmente aquilo que Jesus, Filho de Deus, ao viver entre os homens, realmente fez e ensinou para a eterna salvação deles, até o dia em que foi elevado”.
  2. A tradição oral. “O que o Senhor dissera e fizera, os apóstolos, após a ascensão do Senhor, transmitiram aos ouvintes, com aquela compreensão mais plena de que gozavam, instruídos que foram pelos gloriosos acontecimentos de Cristo e esclarecidos pela luz do Espírito de verdade.”
  3. Os Evangelhos escritos. “Os autores sagrados escreveram os quatro Evangelhos, escolhendo certas coisas das muitas transmitidas ou oralmente ou já por escrito, fazendo síntese de outras ou explanando-as com vistas à situação das igrejas, conservando, enfim, a forma de pregação, sempre de maneira a transmitir-nos, a respeito de Jesus, coisas verdadeiras e sincera. “
  4. Os Evangelhos escritos. “Os autores sagrados escreveram os quatro Evangelhos, escolhendo certas coisas das muitas transmitidas ou oralmente ou já por escrito, fazendo síntese de outras ou explanando-as com vistas à situação das igrejas, conservando, enfim, a forma de pregação, sempre de maneira a transmitir-nos, a respeito de Jesus, coisas verdadeiras e sincera. “

127 O Evangelho quadriforme ocupa na Igreja um lugar único, como atestam a veneração que lhe tributa a liturgia e o atrativo incomparável que desde sempre tem exercido sobre os santos: Não existe nenhuma doutrina que seja melhor, mais preciosa e mais esplêndida que o texto do Evangelho. Vede e retende o que nosso Senhor e Mestre, Cristo, ensinou com suas palavras e realizou com seus atos. É acima de tudo o Evangelho que me ocupa durante as minhas orações; nele encontro tudo o que é necessário para minha pobre alma. Descubro nele sempre novas luzes, sentidos escondidos e misteriosos.

Qual a parte quemais gosto na bíblia?( Opinião particular).

Mat. Cap. 5,6,7.  (Sermão da montanha).

Obs. Jesus diz que não veio abolir a lei, masdar-lhe pleno cumprimento.

Quemsãoosfelizes.

Coragem do testemunho.

Justiça.

Reconciliação.

Amor aopróximo.

Nãoquereraparecer.

Relação com Deus. (Oração).

Escolha fundamental. ( Servir a dois senhores)

Preocupações.

Julgaros outros.

Confiançaem Deus.

A regra de ouro.( Fazer aos outros o que gostaria que fosse feito a você).

Cuidado com os falsos profetas.

Praticarosensinamentos.

Missão de Jesus. Lc .418,19. Is. 61.1,2

O Espírito do Senhor esta sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa notícia aos pobres, enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação das vistas, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor.

O que conta a bíblia?

Antigo testamento:

Genises até capitulo 12. História da criação.

Cap. 12 em diante. Escolha de um povo com seus acertos e erros a espera de um Salvador prometido.

Novo testamento:

Evangelhos.A promessa se cumpre.Nasceu o SALVADOR.

Atos dos apóstolos. Criação da igreja de Cristo. Guiada pelo Espirito Santo.

Cartas. Ensinamentos de como viver nas comunidades que foram se formando.

Apocalipse. Revelação de que o bem vence o mal.

Como ler a bíblia?

Leia um texto e:

Veja em que realidade histórica o fato se realizou.(Política, economica, religiosa, cultural).

Veja o contexto damensagem. ( aquele capítulo fala sobre o que?).

Tire qual foi o ensinamento (mensagem que o texto quer passar).

Traga-o para a realidade de vida de hoje.O que posso colocar na prática .Vivênciar.

Deus te abençoe  e te guarde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share
Categoria(s): Sem categoria. Favorite o link.