Diocese de Joinville sedia evento brasileiro de comunicação em 2017

Entre os dias 16 e 20 de agosto de 2017, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Diocese de Joinville realizam a 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). É a primeira vez que Santa Catarina recebe o evento. Com o tema “Educar para a Comunicação”, o 10º Muticom tem como objetivo auxiliar no uso das novas tecnologias e também na formação do senso crítico para evitar a manipulação e auxiliar na compreensão do verdadeiro potencial da comunicação e de cada meio de comunicação. Além de um conteúdo teórico de qualidade, o Muticom prevê noites culturais, turismo e integração para os comunicadores.

 

O evento

 

A palavra mutirão se refere a uma construção coletiva realizada por um grupo, comunidade ou organização. Neste sentido, o Mutirão Nacional de Comunicação tem por finalidade colocar em comum os saberes, as pesquisas e as práticas de comunicação no âmbito da sociedade e da Igreja.

O evento é promovido pela CNBB, mediante a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Tem o apoio da Signis Brasil e da RCR – Rede Católica de Rádio. A realização fica por conta da arquidiocese, diocese ou regional que sedia o evento. No caso de Joinville, a diocese está organizando com o apoio do Regional Sul 4 da CNBB.

O Mutirão Nacional de Comunicação tem como atividades principais: uma conferência de abertura, painéis no período da manhã onde são debatidos grandes temas, seminários temáticos, oficinas práticas e grupos de trabalho e feira de produtos e serviços onde são expostos produtos e serviços na área da comunicação da região.

Podem participar do evento bispos, presbíteros, religiosos e leigos, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), todas as pastorais e movimentos eclesiais, estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação, movimentos populares, organizações governamentais e não governamentais, sindicatos, associações culturais, entre outros.

 

A marca do 10º Muticom

A marca da 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) é composta das cores verde e azul, uma forma de representar as matas e águas, que equivalem à vida. Pois o objetivo do evento é que as pessoas levem o que aprenderem para suas vidas.

A lupa serve para despertar o olhar mais aguçado, detalhado e crítico, relacionado ao tema do evento: “Educar para a comunicação”. O mapa e o ponto marcam onde será realizado o evento, em Joinville/SC.

 

Memória do evento

O Mutirão Brasileiro de Comunicação foi instituído em 1998 pela CNBB. No ano seguinte, e a cada dois anos, o evento foi realizado em um destino diferente do Brasil, conforme abaixo:

1ª edição – 1999 – Belo Horizonte

2ª edição – 2001 – São Paulo

3ª edição – 2003 – Salvador

4ª edição – 2005 – Vitória

5ª edição – 2007 – Belém

6ª edição – 2009 – Porto Alegre

7ª edição – 2011 – Rio de Janeiro

8ª edição – 2013 – Natal

9ª edição – 2015 – Vitória

 

O local
O Centro de Convenções e Exposições Expoville foi o lugar escolhido para receber o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação em 2017. O local é formado por um Centro de Convenções que possui 15 auditórios e tem capacidade para receber mais de 4,5 mil pessoas. Conta com um eficiente sistema de sonorização, ar condicionado central, isolamento acústico e total acessibilidade nos espaços. Os auditórios têm capacidade para acomodar de 40 a 2 mil pessoas. São salas climatizadas e com mobiliário adequado.

Pensando no conforto e na comodidade dos que estiverem utilizando o Centro de Convenções e Exposições Expoville, uma série de estruturas de apoio são oferecidas, como um heliponto, estacionamento com 2,5 mil vagas, ambulatório médico, elevador, escadas rolantes, etc.

Outro ponto forte é a localização privilegiada, às margens da BR-101, ao lado do pórtico de entrada da cidade e situada entre duas importantes capitais do Brasil: Curitiba/PR e Florianópolis/SC.

Fonte: Expoville

 

Presenças confirmadas

Monsenhor Dario Viganó – Responsável da Secretaria para a Comunicação do Vaticano e diretor do Centro Televisivo Vaticano. Vai palestrar na conferência de abertura do MUTICOM com o tema “A Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”.

Irmã Helena Corazza – Jornalista, mestra e doutoranda em Ciências de Comunicação pela ECA/USP e coordenadora de Cursos no Serviço à Pastoral da Comunicação – Paulinas (Sepac), além de presidente da Signis Brasil, uma associação católica de Comunicação reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Doutor Elson Faxina – Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012). Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão, pela ECA/USP (2001). Graduado em Comunicação Social – Habilitação Polivalente, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é professor de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação – jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas -, TV pública, vídeo-documentário, musicais para TV, programas de debates e entrevistas, telejornalismo, radiojornalismo, planejamento em comunicação, cidadania, Estado e movimentos sociais.

 

Encerramento no Santuário de Santa Paulina

 

No sábado, dia 19 de agosto de 2017, todos os participantes serão conduzidos ao Santuário de Santa Paulina para a Celebração de Encerramento do 10º Muticom.

Localizado na cidade de Nova Trento/SC, que fica a 139 quilômetros de Joinville/SC, o Santuário de Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem e a beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e trilhas. O transporte dos participantes até o local será de responsabilidade da organização do evento e já estará incluso na inscrição.

 

ATENÇÃO!

 

  • Informações sobre as atrações, novidades e programação completa do evento no site: muticom.com.br.
  • Disponibilizamos alguns materiais gráficos para divulgação no link downloads do site diocesejoinville.com.br.
  • No link vídeos do site muticom.com.br existem dois vídeos que foram produzidos para divulgação do evento pela TV Evangelizar é Preciso e estão sendo veiculados nas emissoras católicas. Fiquem à vontade para divulgar e compartilhar o material!

 

 

 

Share

One thought on “Diocese de Joinville sedia evento brasileiro de comunicação em 2017

  1. Sou o Escritor e Jornalista Clovis Domingues e estou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Cocaia em Guarulhos-SP.
    Acabo de lança o livro “Comunicação em Gotas” caminhos da comunicação na Igreja, na família e nos mais diferentes lugares. Nele apresento a fórmula PIT, Palavra, Imagem e Testemunho.
    Estou na Pascom desde os primórdios e nessas décadas tenho experiências que me autorizam a falar sobre a comunicação. Ousei, por não existir em 1997, compor o Hino e Oração à Nossa Senhora da Comunicação e me prontifico a encaminhá-los, se houver interesse, bastando apenas que me informem qual o endereço que devo enviar. Será uma forma de participar no Décimo Mutirão Nacional.
    Em experiências diversas em diferentes lugares tem sido muito útil o suo do Hino e da Oração.
    Fico à vossa disposição.
    Nossa Senhora da Comunicação, rogai por nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *