6 dicas práticas para viver santamente o Carnaval

Em sua origem, o carnaval está ligado às festas dos romanos e gregos, que com o uso de máscaras, fantasias, cortejos, peças de teatro, exaltavam aos deuses pagãos através do erotismo, da bebedeira e da desordem. O cristianismo começou a “cristianizar” os costumes, com o objetivo de substituir essas práticas supersticiosas e mitológicas por práticas cristãs. Desse modo, as festividades pagãs que aconteciam em diversos momentos do ano ficaram restritas aos 3 dias que antecedem a Quarta-feira de cinzas.

A Igreja vem incentivando o bom aproveitamento desses dias em vista de uma vivência mais profunda do tempo quaresmal. Por isso, separamos 6 dicas práticas para que você possa viver santamente este período.

1. Faça uma boa confissão

O sacramento da reconciliação permite ao fiel retornar a Deus, mediante o arrependimento e a confissão de seus pecados. Portanto, para vivenciar bem esse tempo, nada como voltar-se para o Pai, de todo coração, e experimentar mais uma vez sua ação misericordiosa.

2. Viva dias de união a Jesus

Serão uma média de 5 dias sem trabalho, escola ou faculdade. Muitos vivenciam esses dias no ócio. Por que não se propor a aproveitar esse período e unir-se mais a Jesus pela oração? Ele está à sua espera! Procure uma capela de adoração perpétua, reze o rosário, medite a Palavra. Aproveite o tempo e reze mais!

3. Faça um retiro espiritual

Em todo Brasil, inúmeros movimentos, comunidades e paróquias promovem retiros espirituais com pregação da Palavra de Deus, celebrações eucarísticas, momentos de espiritualidade e fraternidade. Participar de eventos assim podem mudar completamente a sua vida.

4. Aproxime-se da família e dos amigos

Estar com a família e os amigos, abrindo-se a reconciliação e a partilha também são meios de viver santamente o carnaval. Ao se encontrar com os mais próximos, é possível contemplar Jesus e seus feitos na vida da família, sendo também oportunidade para exercer bem as obras de misericórdia espirituais: 1ª Dar bons conselhos; 2ª Ensinar os ignorantes; 3ª Corrigir os que erram; 4ª Consolar os tristes; 5ª Perdoar as injúrias; 6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

5. Leia sobre a importância da Quaresma e dos exercícios espirituais

Existem diversos livros e propostas espirituais interessantes sobre o período quaresmal, que trazem exercícios espirituais e práticos para bem viver esse momento. Procurar lê-los e programar-se pode oferecer linhas de ação capazes de produzir verdadeiros frutos de conversão.

6. Ler o texto-base da Campanha da fraternidade 2019

A Igreja do Brasil oferece anualmente para este tempo uma proposta concreta de vivência das práticas quaresmais em vista do bem social. Para 2019, o tema é  “Fraternidade e políticas públicas”, com o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). A Conferência Nacional dos bispos do Brasil dispõe  um documento chamado “texto-base” que contém a fundamentação teórica e as linhas de ação do tema em questão. Lê-lo prepara bem o coração para viver a quaresma em unidade com a Igreja e suas necessidades nesse período.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *