Comemoramos 10 Anos de Acampamento em Nossa Forania

Breve Resumo apresentado na Missa dos 10 Anos:

 

Caros Campistas!

Com grande alegria nos reunimos hoje aqui, para comemorar essa tão importante data, os 10 anos de Acampamento em Nossa Forania. Relembrar as primícias, o início.

Queremos desde já agradecer ao Padre Adão Carlos por estar conosco celebrando essa festividade. Ele foi o Primeiro “CAMPISTA”, fez a experiência do Acampamento em Rondonópolis, Mato Grosso, em 2005. Na época, Pároco de Dom Joaquim, convidou outras pessoas para também fazer essa experiência, e assim, trazer para a sua Paróquia. Então algumas pessoas aceitaram o convite, fizeram o Curso e com o mesmo sentimento, diante de dificuldades, barreiras e desafios trouxeram o tão sonhado Acampamento para cá.

Com a ajuda do pessoal do Mato Grosso, e com o empenho do seu Nilo Barni, junto da família da Empresa Calcário Botuverá cederam o seu Sítio, para o evento. O pessoal daqui se empenhou e soou muito a camisa com mutirões para transformar o Sítio e deixá-lo em condições para o uso devido.

E assim, com muita dedicação, esforço, envolvimento e “Comprometimento” o 1º Acampamento Sênior foi realizado entre os dias 16 a 20 de abril de 2008 em nossa Forania. Com o tema: “Acampar para seguir os passos de Jesus, caminho, verdade e vida!”,  contou com uma equipe de trabalho composta por 43 Pessoas daqui e outras tantas de fora, maioria de Rondonópolis, Iêpe e palmital, e outras de outros lugares. 78 pessoas deram seu SIM, participando, compondo as 6 tribos dessa missão.

Com o passar do tempo, e a expansão, o Acampamento passou a ser forâneo, sendo composto pelas nossas 7 Paróquias, Brusque, Botuverá, Guabiruba, Santa Terezinha, Dom Joaquim, Aguas Claras e Azambuja.

Nossos passos foram aumentando, e o sonho de ter nosso próprio sítio se torna realidade, adquirimos um terreno para construir nosso próprio sítio. Então surge a necessidade de nos estruturar juridicamente para cumprir as exigências civis. Criamos então uma Associação, a Associação dos Campistas Santa Terezinha do Menino Jesus, em honra a Padroeira das Missões.

Nossa Associação possui uma diretoria formada, onde as principais decisões são tomadas a partir da Partilha, consenso e unidade. Agradecemos toda diretoria pela dedicação e pela disposição, bem como a toda coordenação Geral responsável pelo andamento das missões.  E continuamos firmes nesse propósito.

Próximo passo foi apresentar o Acampamento, com Regimento Interno, Estatuto e toda a organização, bem como nosso objetivo, para nossa Arquidiocese, na pessoa do Arcebispo Dom Vilson. A partir daí fomos reconhecidos e começamos a participar de todas as reuniões forâneas, caminhando em comunhão com a igreja.

Sentimos a necessidade de formar grupos nas Paróquias para indicar pessoas para equipe de trabalho, bem como distribuir as fichas de cada missão e ter um contato mais perto com as mesmas, então surgiram os Núcleos. Hoje graças a esse trabalho as filas de espera estão organizadas e bem estruturadas seguindo a risca as regras. Obrigado a todos que fazem parte desse belo trabalho.

Não temos Palavras para agradecer os Vários Padres que fizeram a experiência, e os que caminham conosco nos ajudando de diversas formas, e principalmente os  5 Padres Diretores Espirituais, que nos acompanharam durante esses 10 anos: Pe. Adão Carlos Machado Marcelino, Pe Rubens Rieg, Padre Hélio Feuser, Padre Luciano Toller e agora atualmente Pe. Jairson Hellmann.

A partir de nosso Tripé, Humildade, Obediência e Oração, estruturamos nossas missões e nosso modo de ser Campista. Anunciando o Querigma  aos neo campistas, e através de desafios e Partilhas nossas missões são realizadas pela graça de Deus e o toque do Espírito Santo. O encontro pessoal com Deus nos dá um novo jeito de caminhar.

Atualmente estamos com 48 missões realizadas, 20 Acampamentos Sênior, 16 Acampamentos Fac, 6 Acampamentos de Casais, 5 Acampamentos Juvenis e 1 Acampamento Mirim. E como fomos ajudados, ajudamos a levar para as Cidades de Anitápolis e Joinville essa Graça de Deus.

E os Frutos são vistos em nossas Paróquias e suas respectivas Comunidades, Campistas trabalhando em todos os setores: ministros, catequistas, nas diversas pastorais, coordenações, e outros afins, participando ativamente das mesmas.

Nossa igreja rejuvenesceu, novas vocações brotaram, jovens mudaram seus rumos, após fazer a experiência do Fac e Juvenil. E continuam perseverando nos grupos Ângelus, JC² e Geração 25,  participando ativamente das comunidades.

Nosso tão sonhado sítio está com as obras em andamento, logo estaremos usando.  Graças a você Campista que ajuda com os boletos, com as missões, com doações, com as promoções e outros mais. A família Campista tem mostrado sua força não só espiritual, mas também na generosidade material.

Os Desafios foram muitos, enfrentamos problemas, dificuldades, limites e nem todos conseguimos ultrapassar. Aprendemos com nossos erros e louvamos pelos nossos acertos, colocamos tudo nas mãos de Deus.

Nesses Dez anos de acampamento muitas bençãos foram alcançadas, milagres, curas, restaurações, conversões. O caminho nem sempre foi fácil, nem sempre escutamos a voz do Bom pastor, nem sempre nos deixamos Conduzir por ele, nos perdemos, erramos, pecamos e por isso pedimos a misericórdia de nosso Deus, a luz do Espírito Santo, para que tenhamos sabedoria e discernimento para saber fazer as nossas escolhas.

Que O Senhor nos abençoe e nos guarde, e que Santa Terezinha do Menino Jesus interceda sempre por toda nossa Associação, pela perseverança de todos nós Campistas.

E que venham  muitos anos para festejar…

Confira as fotos da celebração e festividade clicando no link abaixo:

Comemoração dos 10 Anos de Acampamento

.

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *