Bíblia Sagrada, um itinerário seguro de Amor e Misericórdia

A Bíblia Sagrada é um dos livros mais apreciados e vendidos em todo o mundo. Ela é uma coletânea de textos, considerados sagrados, que narram a história da criação do mundo, do homem, do pecado e da salvação da humanidade. Dividida em duas partes, o Antigo e o Novo Testamento, seus textos são ricos em reflexões e ensinamentos sobre como ser uma pessoa melhor, como viver entre irmãos, como se tornar uma comunidade de amor. Cada livro que compõe a Bíblia Sagrada foi escrito por inspiração do Espírito Santo, por isso suas palavras são dotadas de sabedoria e nos remetem a um itinerário seguro de Amor e de Misericórdia. Confira agora como deixar que a Bíblia Sagrada seja esse caminho para a sua vida.

A importância da Bíblia Sagrada

Para a vida da Igreja, a Palavra de Deus é “apoio e vigor e, para os filhos da Igreja, solidez da fé, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (cf. CIC 131). O estudo das Páginas sagradas deve ser como uma “alma” da sagrada teologia, acrescenta o Catecismo da Igreja Católica (cf. CIC 132). Para que seus efeitos se tornem realidade na vida dos cristãos, a Bíblia Sagrada deve ser proclamada nas ações pastorais e nas homilias das Celebrações Eucarísticas presididas pelos sacerdotes, deve ser ensinada nos encontros catequéticos, aprofundada em retiros de espiritualidade e difundida em nossos lares e na sociedade em geral.

São Jerônimo foi um dos santos apaixonados pelas Sagradas Escrituras. Ele afirmava que conhecê-la era como conhecer o próprio Deus e desconhecê-la era como ignorá-lo. Sendo para os fiéis alimento da alma, da vida espiritual, com certeza, os levará ao conhecimento de Deus e contribuirá para que Ele se torne luz para os seus passos.

Como ler a Bíblia Sagrada?

Existem diversas maneiras de ler a Bíblia. Porém, se você está iniciando a leitura, sugerimos que comece pelos livros dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. “Os quatro evangelhos ocupam um lugar central, dado que Jesus Cristo é o seu centro” (cf. CIC 139). Eles resumem praticamente toda a história da salvação: Jesus, o sinal visível do Amor e da Misericórdia de Deus. Outra opção é fazer uma leitura direcionada. Para esse tipo de leitura você pode contar com o auxílio  de livros que foram elaborados especificamente para conduzir a leitura da Bíblia Sagrada a partir de um determinado tema. Estes livros você encontra nas melhores livrarias católicas.

Um dos métodos mais antigos de leitura da Bíblia Sagrada é a Lectio Divina. Nela, o leitor é convidado a fazer uma leitura orante, a partir de quatro passos. São eles: Leitura, guiada pela pergunta “o que diz o texto?”; Meditação, a partir da pergunta “o que o texto me diz?”; Oração, designa-se ao momento de tornar a Palavra eficaz sob a perspectiva da pergunta  “o que a Palavra faz?”; Contemplação, corresponde ao quarto e último passo, refere-se ao que respondemos à Palavra sob a luz do questionamento “o que eu respondo para a Palavra?”.

Aprofunde o conhecimento da Palavra de Deus

Se você é curioso e gosta de estudar, poderá estudá-la ainda mais. É comum encontrarmos, em algumas igrejas e faculdades católicas, cursos sobre a Bíblia, sobre o princípio da criação, sobre os evangelistas ou sobre as cartas de São Paulo. Procure fazer um curso bíblico na sua região. Também, se preferir, faça um curso superior em teologia. Sobretudo, mais do que apenas estudar a Bíblia Sagrada, precisamos vivê-la e torná-la expressão do Amor e da Misericórdia do Senhor em nossa vida.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *