Como Participar

Se você tem interesse em participar dos acampamentos promovidos pelo Movimento Campista, é preciso passar por algumas etapas importantes. Inicialmente você deve preencher com letra legível e assinar de próprio punho a pré-ficha. E então entregar em uma das paróquias que estão listadas abaixo:

– Paróquia Santa Catarina – Dom Joaquim

– Paróquia São Luís Gonzaga – Centro

– Paróquia São Judas Tadeu – Águas Claras

– Paróquia Santa Terezinha – Santa Terezinha

– Santuário Nossa Senhora de Azambuja – Azambuja

– Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Guabiruba

– Paróquia São José – Botuverá

Após a entrega da pré-ficha em uma das comunidades, esta por sua vez será encaminhada para o respectivo grupo escolhido (FAC, Juvenil, Sênior e Casais), e assim você entrará na fila de espera. As pré-fichas vão ser distribuídas conforme a localidade e o endereço que consta nas informações que você preencheu. Nesta etapa não será levado em conta a paróquia que você participa. A distribuição é feita segundo o limite imposto pela igreja separando territorialmente as comunidades. As pessoas que não pertencem a Forania de Brusque entrarão na fila das pré-fichas de fora.

É importante que você traga sua pré-ficha pessoalmente, para que não aconteça dela se extraviar e seu cadastro não aconteça. Se tiver mais de um cadastro preenchido no mesmo nome é apenas considerada o mais antigo, sendo que a(s) outra(as) serão eliminadas. As fichas sem datas de inscrição, e datas que tiverem alguma dúvida serão consideradas a data de recebimento. Cada comunidade citada acima tem seus núcleos.

Os núcleos são formados por pessoas da paróquia, podendo ser faquistas, senioristas, juvenistas ou casais. Estes tornam o processo transparente, justo, respeitando a fila e as regras, assim ninguém é privilegiado ou passado à frente. Somente o Pe. Luciano José Toller, scj. Diretor Espiritual do movimento pode após ter ouvido e sentido que realmente seja um caso especial passar alguém a frente.  No caso da missão FAC Pe. Pedro ficou responsável por este trabalho, por estar acompanhando-a a mais tempo.

Cada missão tem regras específicas e é muito importante que você as conheça:

  • Missão Sênior: Terão direito a ser chamados os esposos, ou esposas de quem já participou da missão para que assim caminhem juntos. Mesmo assim, a pré-ficha precisa ser preenchida, e entregue como as regras ditadas acima. É importante avisar com antecedência que o cônjuge tem o desejo de participar para que não passe despercebido. Acontecendo que todas as fichas da respectiva paróquia foram usadas para esposos (as) e tendo mais querendo participar será automaticamente passada para a próxima missão.
  • Missão Juvenil: Terão direito a ser chamados os namorados (as) daqueles que já participaram da missão, que tenham já um namoro consistente e duradouro (pelo menos um ano). Também neste caso a pré-ficha deve ser preenchida e assinada legivelmente para que possa ser analisado pelo Padre Diretor Espiritual. Não esquecendendo de avisar com antecedência que o namorado(a) tem o desejo de participar.Lembrando que o namorado(a) tem que ter o interesse de fazer por livre e espontânea vontade.
  • Missão Fac: Para participar, é recomendado que já se tenha feito primeiramente o Crisma, ou o retiro do Crisma. Se não, ou em casos especiais, consideramos a idade mínima para participar de 15 anos.
  • Missão Casais: Podem participar todos os casais, casados na igreja, ou apenas no civil, ou vivendo juntos. Segue os mesmos critérios da fila e só o Padre por necessidade pode passar à frente.

OBSERVAÇÃO: Todas as pré-fichas que forem chamadas duas vezes para participar seja em qualquer das missões e não puderem participar serão avisados no último contato que serão eliminadas e se mais tarde quiserem novamente ser chamados terão que fazer nova pré-ficha e pegar o fim da fila. Apenas casos de doenças e tratamentos ou outros casos atípicos serão considerados e chamados mais de duas vezes conforme o núcleo em consenso achar necessário.

Desde já a Diretoria da Associação dos Campistas Santa Terezinha do Menino Jesus pede e já agradece a compreensão de todos, mas por necessidade, transparência e justiça para com todos estamos e continuaremos nos organizando para atender a todos com a mesma distinção.

Lembrando que o único que salva é Jesus Cristo, e que todos somos dignos de procurar o caminho para a salvação e o Acampamento é uma das ferramentas de evangelização das muitas que a Igreja Católica nos proporciona. E o primeiro passo e um dos mais fáceis que o Próprio Jesus nos deixou para encontrá-lo é na Eucaristia participando da Santa Missa com assiduidade, pois, quanto mais comungamos de Jesus Cristo eucarístico, mais conosco ele estará. A igreja católica é uma riqueza, quando conhecemos mais à fundo. Ela nos proporciona coisas maravilhosas que muitas vezes por desconhecer, acabamos perdendo, deixando de lado. Um exemplo é a Confissão, que tem um poder incalculável, onde muitas curas e milagres acontecem com o perdão de Deus. Leia, conheça, participe de nossa Igreja, quanto mais conhecimento, mais proximidade, mais nos apaixonamos por Jesus. O Acampamento não proporciona uma nova vida, mas sim uma nova maneira de caminhar. Então venha conosco Acampar para seguir Jesus, preenchendo a ficha e esperando a hora certa de ser chamado.

Que Deus continue nos iluminando, guiando e santificando, amém.