9 frases sobre amizade de grandes santos

A amizade é uma daquelas coisas da vida que não podemos ficar sem. Ela nos torna mais atenciosos, prestativos, generosos e nos ensina que é preciso amar  sem medidas. A amizade expressa nossa afetividade e nossa capacidade de construir relações com as pessoas.

Mas, você sabe qual o valor da amizade? Conhece personagens bíblicos e santos que viveram intensamente esse imenso dom.

Imagem: internet

É a Palavra de Deus que nos responde essa  pergunta. No livro do Eclesiástico está descrito que “um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo” (Eclo 6, 14-17).

De fato, a amizade é tão importante para a vida do homem que a história bíblica nos apresenta vários personagens que viveram o relacionamento de amizade de uma maneira muito bonita. Vamos recordar alguns.

David e Jônatas

Dois homens de Deus. Marcados pelas imperfeições, pecados e desejos de nobreza, mas que, alcançados pela graça de Deus, selam n’ Ele uma profunda amizade, uma “aliança”. O amor entre eles era tão forte que fez Jônatas se despojar das próprias vestes em favor de David (Cf. 1Sm 18,1-4).

Leia mais: David e Jônatas: verdadeira, perfeita e eterna amizade

Paulo e Barnabé

A amizade de Paulo e Barnabé é marcada pela missionariedade. Ambos foram separados e enviados juntos em missão (Cf. At 13,1-3). Viveram a missão com bastante ousadia e intrepidez. Mas, a amizade dos dois também foi marcada por discordâncias e separação,  porém, souberam viver a reconciliação – superando os desafios – retomaram o caminho da amizade (Cf. At 15,36-18,22). O relacionamento dos dois nos mostra também o valor da reconciliação com os irmãos.

Jesus e Lázaro

A amizade de Jesus e Lázaro é uma das mais conhecidas histórias da Bíblia, afinal, foi sobre o túmulo de seu amigo, Lázaro, que Jesus comoveu-se de emoção e chorou (Cf. Jo 11,33-35). O fato do Mestre chorar fez com que os que estavam presentes percebessem o quanto Ele amava seu amigo. A atitude de Jesus, revela que a amizade vai além de uma presença física e, mesmo em leito de morte, os amigos estão unidos pela alma.  

Esta mesma graça nos leva aos amigos do céu. Sim, os santos que viveram tão virtuosamente a amizade com Deus e com os irmãos. Para te inspirar a também viver as virtudes nos seus relacionamentos, apresentamos 9 frases de grandes amigos santos de Deus.

1 – “A amizade diminui a dor e a tristeza” – Santo Tomás de Aquino

2 – “No mundo é necessário que aqueles que se entregam à prática da virtude se unam por uma santa amizade, para mutuamente se animarem e conservarem nesses santos exercícios” – São Francisco de Sales

3 – “A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra” – Santa Teresa D’Ávila

4 – “Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos” – Santo Agostinho

5 – “Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade” – Santa Madre Teresa de Calcutá

6 – “A metade de nossa alma é um bom amigo” – Santo Agostinho

7 – “Na companhia de amigos encontramos forças para alcançar nosso sublime ideal” – São Maximiliano Kolbe

8 – “Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor” – Santa Teresinha do Menino Jesus

9 – “A amizade consiste em um compromisso pleno da vontade em relação a outra pessoa, em vista do seu bem” – São João Paulo II

Ao relacionarmo-nos com Deus aumenta, também, em nós, a capacidade de nos relacionarmos com os irmãos. Tal amizade nos faz crescermos no perdão, na generosidade, na compreensão da vida do outro e nos compromete  em sermos canais l da graça de Deus para o outro, através de nossas orações e presença fraterna .

As frases acima nos ensinam que o amigo é aquele que nos aproxima de Deus e faz de tudo para caminharmos sob a luz de Cristo e da verdade. Foi assim que os santos viveram suas relações de amizade, aprendamos com eles.

Gostou das frases? Compartilhe em suas redes sociais!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *